Phascolarctos cinereus, ou como é chamado mais popularmente, Koala, é um mamífero marsupial da família Phascolarctidae, de pelo cinza e branco que vive no Sudeste e Nordeste da Austrália.
O Koala tem a cabeça pequena, o focinho curto e os olhos bem separados por um nariz grosso e achatado.
Tanto os membros anteriores como os posteriores possuem cinco dedos. O polegar das patas da frente é bastante pequeno, não sendo dotado de garras. Os outros dedos são fortes e terminam em garras alongadas.
A pelagem é densa e sedosa, desempenhando um papel importante na regulação térmica. Como o Koala não constrói um abrigo, dorme exposto ao sol e a chuva. O pelo do dorso é muito denso e de uma coloração escura que absorve o calor. Torna-se mais escasso durante o verão e mais comprido durante o inverno.Possui um bom equilíbrio e músculos possantes nas coxas, e quando escala uma árvore, a falta de cauda é compensada pelos dedos bastante largos e pelas garras muito desenvolvidas.
Os koalas vivem em média 14 anos. Vivem em eucaliptos de onde tiram seu alimento. Passam cerca de 14 horas a dormir ou a descansar, e no restante tempo estão à procura de alimento. O período de gestação da fémia é de cersa de 4 meses. A bolsa onde contém os filhotes encontra-se nas suas costas. A cria fica lá até crescer, e continua lá até tornar-se adulto.
Estes animais encontram-se em via de extinção desde o início da colonização inglesa na Austrália, quando surgiu o hábito de matá-los para usar a sua pele. Hoje, a caça não é o maior risco, mas sim os incendios nas florestas que eliminam muitas árvores onde estes animais vivem. Ao perder a sua casa e alimento, o Koala muda-se e pode chegar a povoamentos ou cidades, onde morre por atropelamento ou é caçado por cães.
Sem comentários:
Enviar um comentário