sexta-feira, 27 de maio de 2011

Lince-Ibérico

O lince-ibérico ou Lynx pardinus, como é chamado pelo nome científico, é a espécie de felino mais ameaçada de extinção e um dos mamíferos mais ameaçados. Tem um porte muito maior do que um gato doméstico e o seu habitat restringe-se à Península Ibérica. Apenas existem cerca de 140 linces ibérico em liberdade em toda a Península Ibérica.
São animais de cabeça redonda e focinho curto, com dentes aguçados para cortar a carne. Têm cinco dedos nos membros anteriores e, que terminam com garras e apoiam-se apenas nas extremidades das patas
Tem invulgares pêlos nas extremidades das orelhas, em forma de pincel, e a cauda muito curta, com a extremidade escura. Os seus membros altos e vigorosos, com patas que parecem desproporcionadamente grandes. A sua pelagem amarela acastanhada com tons cinzentos e sarapintada de preto, permite-lhe confundir-se com o meio que o envolve.
O homem foi o principal responsável por este desaparecimento, devido à caça que lhe deu durante o último século. O desaparecimento do habitat natural destes animais contribuiu para que ele fosse desaparecendo.
As doenças hemorrágica viral, que dizimou as grandes populações de coelhos bravos, que eram o principal alimento destes animais, acabaram por contribuir para que a especie acabasse por ficar em tão pouco número.
O facto de os poucos animais existentes estarem dispersos por um longo território, leva a que não haja reprodução, e que o fim destes felídeos esteja próximo em território português.

Sem comentários:

Enviar um comentário