sexta-feira, 6 de maio de 2011

Tigre-de-Bengala (Tigre Branco)

O Tigre-de-Bengala (mais conhecido por Tigre Branco) é uma variedade rara que pode chegar aos 3 metros de comprimento, e pesar entre 180 e 285 kg, as fêmeas desta espécie são ligeiramente mais pequenas e leves. Têm olhos azuis, um nariz rosa, e fundo branco cremoso com listras de cor chocolate. Os tigres brancos nascem de tigres comuns e são muito raros no estado selvagem.

Originário da Sibéria oriental, há 20 ou 30 mil anos, partiu á conquista de territórios, contudo, hoje está restrito a poucas regiões Índia, Sibéria e Indonésia. Vive em média 20 anos, sendo que o macho vive menos que a fêmea, por estarem sempre em confronto com outros machos por causa das presas.
O seu sentido mais aguçado é a audição. Corre em uma velocidade de até 80 km/h e pode saltar a uma altura de 5 a 6 metros, é muito ágil mas a sua grande dimensão e peso leva a que tenha algumas práticas diferentes de outros felinos, já que, por norma, gosta de caçar durante a noite, fazendo-o invulgarmente de dia, e ao contrário de outros, evita longos e desgastantes «sprints» para procurar a sua presa. Prefere fazer emboscadas, esperando pacientemente, em zonas que sabe serem de passagem das suas presas predilectas, ou procura zonas perto de rios e lagos, onde pode encontrar alimento com alguma facilidade. 
Necessita de comer uma grande quantidade de carne por dia, em média cerca de 30 kg de alimento. Os Tigres são animais muito territorialistas, marcando o perímetro do seu território com o odor da sua urina. Se sentir que outro macho vai tentar conquistá-lo, lutará ferozmente para o defender e, se eventualmente perder o combate, lutará até conseguir uma vitória noutro território. 


Muitas destas lutas provocam ferimentos com grande gravidade, e muitos deles são mortais, já que, por um lado o tigre ferido não se poderá alimentar, por outro lado, rapidamente as infecções serão fatais.

As fêmeas de tigre branco atraem seus parceiros emitindo um rugido. O namoro entre eles nem sempre é violento e, às vezes, pode assumir uma forma muito terna. A gestação do Tigre Branco dura de 103 a 105 dias, podendo nascer 2 ou 3 filhotes por vez. Por norma, apenas a fêmea do Tigre Branco cuida dos filhotes depois de eles nascerem.

A caça desta espécie durante séculos levou este animal quase à extinção, não permanecendo, neste momento, mais de 5000 animais a viver em liberdade.
No entanto, haverá bastantes mais animais a viver em cativeiro, pelos circos e zoos de todo o mundo.
Se é verdade que nos parques zoológicos os tigres são bem tratados e o investimento na sua conservação e reprodução é grande, nos circos isso nem sempre é verdade e em regra são mantidos em espaços exíguos com muito poucas condições.

Hoje, o Tigre Branco está entre os animais com maior risco de extinção!




Sem comentários:

Enviar um comentário